domingo, 30 de dezembro de 2012

ENTREVISTA COM A FUTURA VEREADORA CRISTINA



20 ANOS, esse foi o tempo que levou para as mulheres retornarem a Câmara Municipal de Mulungu, a última vez foi em 1992, quando terminou o mandato da Isabel Matias e da Elineuda Cardoso  na Gestão do Prefeito NOVO MOTA, entre o final da década de 80 e começo da década de 90, portanto, muito tempo, de lá para cá nenhuma,  absolutamente nenhuma mulher foi eleita.  Para este articulista a falta de mulheres na politica é uma verdadeira catástrofe,  uma coisa impensável em outros países . A Lei criada em 1995(Lei de Cotas de gênero) sofreu alteração em 2009 e agora obriga os partidos a ter um minimo de 30% de mulheres em suas chapas parlamentares. Antes a Legislação obrigava as legendas "a reservar" as vagas, enquanto agora é preciso "preenchê-las. Nesta última eleição Mulungu foi bridado não com uma, mas duas mulheres, no caso, as futuras vereadores Cristina e Lyziane. Assim o Blog não envidou esforços no sentido de saber suas opiniões e expectativas para os próximos 4 anos, dando assim, inicio a uma serie de entrevistas com políticos de nosso Município.


 Começamos com a Vereadora Eleita  Cláudia Cristina Soares Martins, ou simplesmente “CRISTINA DO LAMEIRÃO”, a mesma recebeu 213 votos na última eleição e só no Distrito de Lameirão obteve 82 votos.


A futura vereadora recebeu a reportagem do BLOG em sua casa, e revelou, entre outras coisas, que ainda não superou completamente a morte do marido, o Vereador Erivam, ocorrida a cerca de 2 anos, mas que atualmente se sente mais forte e que vai levar adiante os projetos dele.

Antes de partirmos para a entrevista fizemos um pequeno retrospecto sobre a entrevistada.

Foto da campanha
A futura Vereadora é do signo de virgem e faz aniversario no dia 25 de agosto, é formada em Pedagogia pela UECE (FACULDADES BREVES), pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Leciona há 23 anos, exercendo seu magistério no Escola Amélia Pontes. No plano pessoal, conta que é filha de agricultores e que atualmente só a mãe é viva (o pai faleceu há 18 anos). É a filha do meio de um total de 3 irmãs e relembrou durante a entrevista, de um tempo em que  para estudar tinha que ir a pé para a Escola na Sede do Município junto com as irmãs, pois na época não tinha ônibus escolar e que seu pai- Sr Ilson- foi o maior incentivador dos seus estudos, chegando inclusive a pegar no Banco do Brasil blocos de papel, pois não tinha dinheiro para comprar cadernos, bem como  “alugado” durante um dia para com o dinheiro pagar a merenda de 3 dias da filhas.

VEJAM A ENTREVISTA:


MULUNGU EM REDE: Você passou a cerca de 2 anos por uma tragédia, que foi a morte do vereador ERIVAN, que comoveu todo o Município. Hoje, como você está???

Cristina:  Razoavelmente bem, mais fortalecida, caminhando, porque a vida não pode parar no tempo, a vida impulsiona a seguir em frente; não estou feliz ainda, não sou feliz, mas creio que vou continuar trabalhando, acreditando nos sonhos dele, nos nossos projetos e continuar a vida.

MULUNGU EM REDE - Você já conseguiu superar toda a tristeza da morte dele??
Cristina: De jeito nenhum, vai demorar ainda um longo tempo, eu sei disso.

MULUNGU EM REDE – A morte do Erivam levou você a entrar na política??

Vereador Erivam, todos sentiram a sua morte
Cristina: Sim, com certeza. Ele faleceu na sexta e na quinta-feira estávamos conversando nesta sala e eu perguntei de brincadeira se caso o Aluisio Jovenço não pudesse ser candidato teria o filho para colocar e substituí-lo e ele? Quem colocaria para ser candidato caso também não pudesse? Eu sempre fui a companheira dele, sempre fui professora, nunca imaginei que eu seria autoridade, ele sabia disso, no entanto, ele olhou para mim e disse; “você minha querida”, mas disse isso profundamente mesmo, digo isso porque ele tinha irmão, tinha irmã, poderia ter dito:”meu irmão, minha tia”, mas disse: “você minha querida”. A política era de certa forma a vida dele, fazia a política por vocação, amava o que fazia, amava o povo.

MULUNGU EM REDE - E você quis continuar o trabalho dele?
Cristina - Eu tinha e tenho que continuar, a vida me posicionou para esta situação, por isso me candidatei.

MULUNGU EM REDE: Você  considera que está ocupando a vaga do Erivam  ?
Cristina: Sim, com certeza, eu acredito que foi Deus e o povo que me deu esta cadeira e eu pretendo honrá-la.

MULUNGU EM REDE: Você vai apoiar quem para Presidente da Câmara?

Cristina: Eu acredito que os 9 vereadores estão preparados para assumir a Presidência da Câmera. São duas chapas e eu faço parte de uma que é composta pela Lyziane, o Hugo, e Djamylson e o Luciano  e nada mais claro que  votar na chapa em que eu estou fazendo parte.


MULUNGU EM REDE - Uma nova administração se aproxima, comandada pelo Sávio Uchoa, você vai fazer oposição a futura administração???

Cristina: Farei oposição caso tenha alguma coisa que seja contra a população, o que tiver de benefício ao nosso Município com toda certeza do mundo eu estarei apoiando sim. Eu sou vereadora para legislar a favor do nosso povo, para o Município, o que ele trouxer de beneficio, pode estar certo que contará com o meu apoio.
 MULUNGU EM REDE:Você como uma professora e agora vereadora está sensível a todos os problemas da educação em Mulungu ???  Principalmente no que toca aos professores??

Cristina: A educação de Mulungu já deu um grande passo, um grande avanço, no entanto, ainda tem muita coisa para ser feita, mas nós sabemos que ainda existe muita falha na educação de qualidade que a sociedade espera, o professorado precisa de apoio, um melhor salário, porque hoje em dia é o principal incentivo profissional, pois passou a época dos professores trabalharem só por  vocação. Evidentemente a vocação tem que existir, mas também um complemento para esta vocação, pois do contrário daqui a alguns anos não teremos mais gente que queira ser professor.


MULUNGU EM REDE - Como se sente sendo uma das primeiras mulheres a voltar a câmara municipal após 20 anos de ausência ???

Cristina –  A ficha agora que está caindo. A Câmara sempre foi composta na maioria das vezes por homens, a política em nosso Município, no nosso país é voltada mais para homens e é de uma certa forma um atrevimento as mulheres quererem estar na política, e creio que faz parte do processo que estejam na política. Durante esse 20 anos eu acredito que as mulheres não estavam completamente afastadas da Câmara, elas faziam parte.

MULUNGU EM REDE: Como??

Cristina: A mulher é um dos completemos dos vereadores, pois todos os vereadores tinham suas esposas, e acredito que a companheira é um grande alicerce para o marido que é vereador.


MULUNGU EM REDE - Na sua opinião porque levou tanto tempo para as mulheres voltar a câmera municipal ??

Cristina: Preconceito talvez, pois não só os homens mas também as mulheres que não apoiavam umas as outras, não tinham confiança, acreditavam que somente homens poderiam gerir e na realidade não é, a mulher quando quer, ela tem competência. E essa falta de confiabilidade se refletiu na eleição desse ano,tanto que a votação das mulheres foi pouca comparada com a dos homens e sabemos que tem muito mais  mulheres eleitoras

MULUNGU EM REDE: Qual o momento mais difícil da Eleição??

Cristina – Não existiu propriamente um momento difícil, pois os três meses de campanha é muito difícil, demanda muita emoção, é uma batalha, é muito desgastante, é uma verdadeira uma corrida pra você conseguir, eram 53 candidatos a vereadores e só ficam nove. Mas o momento X  foi o comício do Lameirão.

MULUNGU EM REDE- Mas qual ?? O que vocês fizeram ou o dos outros candidatos??

Cristina: o que nós fizemos.

MULUNGU EM REDE: Mas em que detalhe??
Cristina: Trouxe mais gente do que eu esperava, para mim foi muita emoção, e eu senti como se o Erivam estivesse aqui, foi tão forte que eu pensei que meu coração não ia agüentar, mas isso me fez com que ficasse mais forte e eu subi no palanque  e falei  com meu sentimento, sem nada preparado, foi um momento muito marcante.
MULUNGU EM REDE: Como se sente sendo agora a única vereadora do Lameirão??  A responsabilidade aumentou?

Cristina: De inicio senti um certo receio, pois antes tinha o Aloísio e o Erivam, mas, espero contar com a ajuda dos outros vereadores e da população, porque vereador sozinho não é nada, portanto, eu tenho que contar com quem me elegeu, me apoiando em tudo,  para eu levar os seus anseios para a Câmara.






MULUNGU EM REDE: Você quer deixar uma mensagem para a população?

Cristina: Faço um agradecimento especial, sobretudo a Deus, ao meu esposo Erivam, a minha família, a população de  Lameirão e a todo Município de Mulungu que confiou em mim a quem eu agradeço do fundo da minha alma.




PRÓXIMA ENTREVISTA
LYZYANE DO STUART

4 comentários:

  1. HAROLDO JUNIOR - MULUNGU-CE
    FELIIDADES NESTA SUA NOVA EMPLEITADA.. SIGA SEMPRE OS EXEMPLOS DE SEU EX-MARIDO, MEU AMIGO IRMÃO, SAUDOSO ERIVAN, FAÇA OPOSIÇÃO COM COERÊNCIA, FELICIDADES CRISTINA...

    ResponderExcluir
  2. prabéns Cristina vc merece..!

    ResponderExcluir
  3. mylena raiane parabens tia cristina só voçê merecia fica no lugar do tio erivan

    ResponderExcluir
  4. Marilene quer dizer pequena er Cristina so agora sei u quanto vc orra o nome do meu primo erivan estarei do seu lado pro que der e vier

    ResponderExcluir